Como combinar COR com COR

2d2a058d4434136d4dc8abbdf1221dc5
FacebookTwitterGoogle+PinterestWhatsApp

Quem me segue no Instagram já deve ter percebido que amo cores. Imagens coloridas sempre me inspiram, e gosto de usar essas referências como ponto de partida para misturar as cores nos looks que monto, para mim e para minhas clientes. E amo produções com misturinhas que saem do óbvio. E o bacana é sair da mesmice, né? Então vem comigo pra você aprender a misturar as cores e deixar seus looks mais interessantes.

Toda essa “brincadeira” começa com o Círculo Cromático. Vamos pensar no Arco Íris. As cores que o formam seguem uma ordem natural que não pode ser mudada. Então se pegarmos o arco Iris e juntarmos as pontas, forma-se o Círculo Cromático. Ele nos ajuda a observar como as cores se relacionam umas com as outras. Olha aí embaixo como ele é simpático!

circulo-cromatico

 

Parece só um círculo, mas garanto que ele é muito útil para combinarmos as cores com sabedoria. À partir dele temos a harmonia das cores, que podem ser: complementares, tríades, análogas e monocromáticas. Vamos conhecer mais um pouquinho sobre cada um deles e sobre como aplicar a técnica com as peças do armário.


Complementares: São as cores opostas no círculo cromático. Ou seja, basta olharmos para o círculo e imaginarmos uma linha que liga duas cores opostas. No exemplo abaixo, a seta está indicando que o rosa é complementar ao verde. Mas temos outros exemplos, como: azul e amarelo, vermelho e verde, laranja e azul, violeta e verde, e por aí vai… Sendo que cada cor tem inúmeras váriações (tonalidades) né? Então imagina a quantidade de possibilidades – são muitas!!

complementares


Tríade: Nesse caso, ao invés de olharmos para o círculo e imaginarmos uma seta, devemos imaginar um triângulo. As pontas do triângulo indicam que há harmonia entre as cores. Assim como no anterior, o triângulo pode passear pelo círculo e formar outras combinações, como: amarelo, azul e rosa, roxo, laranja e verde… Nesse caso é mais difícil de conseguir combinar, mas quando da certo o efeito é incrível! Uma diquinha boa é escolher uma como destaque e usar as outras duas em detalhes, como por exemplo em acessórios.

triade


Análogas: As cores análogas são as cores vizinhas no círculo cromático. Fácil né? Ao contrário da tríade, não é muito complicado montar um look com combinação de cores análogas. O bacana é usar três cores – o resultado é sempre um look elegante e moderno.

analogas


Monocromático: Sou fã assumida do look monocromático! Além de ser super elegante, alonga e afina a silhueta. Nessa harmomia, as cores possuem o mesmo pigmento, só há alteração da tonalidade. É simples fazer combinações monocromáticas, não há complicação.

monocromatico


Ainda ta confuso? Calma! Separei algumas imagens de looks bem inspiradores para vermos como a coisa funciona na prática.

circulo-cromatico-looks

Fica como uma super dica para vocês verem suas roupas com outros olhos e imaginar novas possibilidades. Em breve volto para essa temática e monto posts para mostrar melhor cada um deles separadamente. E vocês, gostam de looks mais coloridos?

Mil beijos,

Mariana Brito

FacebookTwitterGoogle+PinterestWhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *