A cor na ilusão de ótica

84c82f23a9347a6785e71916555de29c

Na Consultoria de Imagem usamos uma técnica chamada ilusão de óptica, que nada mais é do que enganar o olhar. Sabe quando você não está satisfeita com alguma parte do seu corpo? E quer fazer parecê-lá maior ou menor? A modelagem, a cor, a estampa e a textura das roupas nos ajudam a realçar ou atenuar algumas características corporais. A gente pode usar todos esses artifícios de uma só vez, pra potencializar o efeito, ou podemos focar em somente um.

Um dos que acho mais divertido (e fáceis) de fazer é brincar com as cores. Inclusive tem um post aqui sobre como combinar cor com cor, mas você sabe como combinar cores a favor do seu tipo físico? Sabe realçar o que você gosta e atenuar o que você não gosta usando as cores?


8f5fc34bf692284825c396065873998e


A dica pra começar é simples: Cores mais claras ou mais intensas chamam atenção, ou seja, tendem a ampliar. Enquanto que as cores mais escuras e fechadas chamam menos atenção, elas retraem, ou seja, tendem a atenuar. Vamos começar essa ilusão de ótica combinando preto e branco. Fácil, né? O branco expande e o preto retrai.

1c9ce7513e81d05bafb359a59d364aa1

O preto na parte de baixo ajuda a atenuar volume dessa região do corpo – eu por exemplo tenho quadril largo e gosto de reduzir seu volume, então opto por usar saia/calça/short de cor escura. E pra potencializar esse efeito, opto por usar branco ou outra cor mais chamativa na parte de cima. No caso dessa foto, a modelagem da blusa também é um grande aliada na ilusão de ótica, mas fica para um outro post.


28ce4a9d98d0e9ffa1a72e4ce65cca30

Aqui a combinação de preto e branco garante outro resultado para a ilusão de ótica. Já que o branco está sendo usado na parte de baixo – o que confere visualmente mais volume às pernas e quadril – e o preto na parte de cima – que atenua volume de ombros e busto.


E pra deixar a brincadeira mais colorida, podemos combinar cores e conseguir os mesmos efeitos. A cor que chama mais atenção será a cor que vai aumentar, enquanto que a outra será a cor que irá atenuar. Vamos ver na prática.

fb79e9e698b9c63b39c9f962307b7f0a

Nessa imagem temos uma combinação de verde e laranja. Não sei se foi a intenção, mas o laranja, por ser mais intenso, chama atenção e confere volume à parte de cima do corpo. Enquanto que o verde, por ser mais fechado, faz o efeito contrário – porém a modelagem drapeada da saia confere volume à parte inferior, mas como já falei, esse assunto fica para um outro post, já que nesse estamos avaliando somente as cores.


Entrem no post que citei lá no início para ver as formas de combinar cores, tem uns esqueminhas fáceis de entender e vai ajudar a combinar as cores pensando na ilusão de ótica. E vale lembrar que a ilusão de ótica é uma super ferramenta quando queremos realçar ou disfarçar alguma coisa no nosso corpo, como falei anteriormente no post, podemos usar também modelagem, texturas e estampas para conseguir esse efeito de aumentar ou diminuir. Mas cor é cor, né? É sempre divertido brincar com elas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *